7 de mar de 2016

07 DE MARÇO - Celebração do Dia

Anthesteria, inicio da festa grega das flores e do vinho dedicada à deusa Flora e ao deus Dioniso. No primeiro dia, degustava-se o vinho da safra nova. No segundo, levavam-se guirlandas de flores aos templos. No terceiro, festejava-se o casamento sagrado entre o Deus e a Deusa, representados pelo Rei e pela Sacerdotisa, reverenciando-se ao final os ancestrais.

Em Roma, comemorava-se Junonália, procissão em homenagem à deusa Juno, a padroeira das mulheres e dos casamentos. Vinte e sete moças vestidas com túnicas brancas carregavam a estátua da deusa, feita em madeira de cipreste. Elas cantavam hinos e eram seguidas pela multidão, que levava oferendas de frutas e flores ao templo de Juno.

Antiga celebração do Dia das Mães na Inglaterra, quando presenteavam-se as Mães com pão fresco e sidra, reminiscencias das antigas celebrações das deusas da terra.

Ritual do Dia:

Faça um bonito arranjo de flores e frutas, incluindo alguns lírios brancos ou amarelos. Coloque ao lado algumas penas de pavão, alguns búzios e um prato branco com figos cobertos de mel. Invoque a deusa Juno para que ela abençoe e proteja sua família e seu relacionamento.  

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  

http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário