12 de mar de 2016

12 DE MARÇO - Celebração do Dia

Celebração de Belit Ilani, a "Estrela do Desejo" da Babilônia, amante de vários deuses e padroeira da procriação e da geração. 

É necessário fazer uma distinção entre outras deusas de nomes similares, como Belili, a deusa suméria da lua, da água e da sexualidade, equivalente à Ishtar e chamada de 
Beltis na Fenícia; 
Belit, a Deusa Mãe assíria, consorte dos deuses Bel, Enlil, Marduk ou Ashur; 
Beltis, a deusa do amor e da sexualidade da Fenícia, Caldéia e Babilônia, homenageada com rituais orgiásticos e equiparada à Astarte e Ishtar e Belit Seri, a senhora do mundo subterrâneo da Mesopotâmia e da Babilônia.


Belit Ilani ou Belit Ile, certas vezes era representada como uma mulher, segurando com seu braço esquerdo uma criança mamando enquanto que, com sua mão direita, a abençoava. Algumas fontes a consideram um dos atributos da deusa Astarte ou Ninlil.

Comemoração do martírio de Hypatia, "A Divina Pagã". Famosa filósofa e matemática, Hypatia foi assassinada na Alexandria, em torno de 400 d.C, por fanáticos cristãos enfurecidos com sua sabedoria, considerada exagerada para uma mulher e desafiadora para a sociedade.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  
http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário