17 de mar de 2016

17 DE MARÇO - Celebração do Dia

Festival de AstarteMencionada no velho testamento como Ashtoreth (vergonha), corruptela de seu verdadeiro nome, Athtarath (o ventre), esta deusa era uma versão canãanita de Ishtar, a deusa da sexualidade e regente do planeta Vênus.

Ritual do Dia: Conecte-se a essa Deusa poderosa: olhe para Vênus (a estrela matutina ou vespertina), faça seus pedidos, medite e, em seguida, olhe para um espelho ou para a superfície de um lago até perceber alguma imagem ou receber alguma mensagem ou intuição.

Liberália, festival romano dedicado à Libera, a deusa da fertilidade e da vegetação, padroeira da viticultura juntamente com seu irmão Liber. Filha de Ceres, ela foi identificada com a deusa grega Perséfone.

Neste dia, para celebrar o renascimento da vegetação, as mulheres idosas das comunidades se colocavam a serviço da Deusa. Enfeitadas com coroas de hera, elas sentavam-se nas encruzilhadas e vendiam panquecas recheadas com mel aos transeuntes. Os romanos compravam as panquecas e as ofereciam à Deusa, comendo um pedaço para reforçar sua virilidade.  


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  
http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário