30 de abr de 2016

30 DE ABRIL - Celebração do Dia


Em vários lugares da Europa 
comemorava-se, na noite deste dia, o festival celta do fogo Sabbat Beltane, chamado de "A Noite de Walpurgisna tradição saxã ou "O Dia de Vappu", na Finlândia.

Na tradição celta, os "Fogos de Beltane" reverenciavam a abundância da terra fertilizada pelos raios solares, comemorando-se com fogueiras, danças, musicas e com a encenação do "Casamento Sagrado" da Deusa da Terra com o Deus da Vegetação, representados por seus sacerdotes. 

Na Inglaterra e na Irlanda, mesmo nos dias atuais, esse festival ainda é festejado, na tradição Wicca, com fogueiras e danças ao redor de um mastro enfeitado com fitas ("May pole"), celebrando a união do Deus e da Deusa e a fertilização da Terra.

A Rainha de Maio é eleita, coroada com flores, permanecendo em seu trono durante as festividades. Nas danças tradicionais, fitas coloridas são trançadas ao redor do mastro. As meninas, vestidas com trajes folclóricos e usando guirlandas de flores, participam com muito empenho das danças, enquanto os rapazes, usando sinos nos tornozelos, encenam uma competição entre as forças triunfantes do verão e os males do inverno, as famosas "Morris Dances".

A antiga tribo celta dos Averni homenageava Akurime, a deusa da vida, da beleza e do amor, ofertando-lhe objetos bonitos, atos de amor ou algumas gotas de seu próprio sangue. Akurime era considerada a progenitora de todas as formas de vida, sua beleza ofuscando a das estrelas.

Ritual do Dia: 
Comemore esta data acendendo uma vela vermelha ou pulando sobre uma pequena fogueira para se purificar. Coloque uma guirlanda feita de flores vermelhas e alecrim atrás da porta ou no telhado de sua casa para atrair a sorte. Use roupas de cor verde para simbolizar seu renascimento.


*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.
 http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário