5 de mai de 2016

05 DE MAIO - Celebração do Dia

Celebração de Iris, a deusa grega guardiã do arco-íris e mensageira de HeraIris formava o arco celeste, cujo espectro de cores representava todas as possibilidades de manifestação do Poder Divino. Seu nome foi dado, também, à parte do olho que mostra as variações possíveis de cores e sua planta sagrada, o íris, afasta as influencias negativas. Para buscar a água a ser usada nos juramentos, Iris era uma das poucas deusas do Olimpo que podia ir ao mundo subterrâneo.

Em várias outras mitologias, existem deusas e deuses guardando esta colorida ponte, que liga a Terra ao Céu: na Austrália, temos Jullungul; na ÁfricaDan e na Escandinávia, o deus Heimdall, entre outros.


Kodomono Hi, o Festival dos Estandartes no Japão. Milhares de pessoas, entre adultos e jovens, soltam, neste dia, pipas coloridas em forma de dragões ou peixes, feitas de papel de arroz e bambu. Flamulas decoradas com os mesmos motivos enfeitam todas as casas. Para celebrar a entrada na puberdade, os rapazes recebem de suas mães estandartes em forma de peixes, para lhes dar coragem e perseverança ou dragões, que simbolizam o poder mágico e a sabedoria.


Festival do Dragão, na China, com procissões de barcos enfeitados com figuras de dragão. O dragão simboliza os poderes sobrenaturais do ar, da água, do fogo e da terra.



Dia da Artemísia na China. As mulheres chinesas confeccionam, neste dia, bonecas com folhas de artemísia e penduram-nas acima das portas e das janelas para afastar entidades e influencias negativas. A artemísia é considerada uma erva sagrada mágica, usada para purificação, proteção e para despertar e ativar a percepção psíquica em vários lugares do mundo, em várias tradições.



*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário