10 de mai de 2016

10 DE MAIO - Celebração do Dia

Celebração de Cynosura, a deusa cretense das estrelas e dos planetas. Algumas lendas descrevem-na como a babá de Zeus enquanto ele esteve escondido - como criança - na gruta do monte Ida, em Creta

Como gratidão, Zeus transformou-a na Constelação da Ursa Menor. Outros mitos mais antigos mencionam Cynosura como uma deusa da Terra e do céu, mãe e guardiã da ilha, sendo que sua constelação - a Ursa Menor - servia de ponto de orientação aos navegantes.

Dia de Tien Hou, em Hong Kong, a rainha do céu, deusa do oceano a da estrela do norte, protetora dos marinheiros e dos pescadores. Apesar de ser uma deusa d'água, ela flutuava com as nuvens, consultando os ventos para descobrir e salvar os marinheiros em perigo. Tien Hou é idêntica à Qan (ou Chuan) Hou, a deusa da alvorada, regente dos rios, da pesca, dos animais aquáticos e das viagens. 

Celebração de Ausrine ou Auseklis, a senhora da estrela da manhã, a deusa lituana da alvorada que acende todos os dias o fogo solar que ilumina a Terra. Ela tem duas irmãs: Zleja, a deusa da luz solar do meio-dia e Breksta, a deusa do crepúsculo e da escuridão. Ausrine é similar à deusa grega Eos, às Auroras eslavas e à Aarvak nórdica sendo todas deusas da alvorada.

Comemoração de Anaitis, a deusa persa da Lua, da água, do amor e da guerra, equiparada a Anahita Ant.

Casamento sagrado do deus Shiva e da deusa Meenakshi, comemorado com oferendas de flores brancas, incenso e cânticos.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.   http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário