18 de jun de 2016

18 DE JUNHO - Celebração do Dia

Comemoração da deusa romana Anna Perenna, a senhora da cura, da abundância, da felicidade e do destino. 

Seu nome originou-se no de uma antiga deusa etrusca da vegetação e da reprodução e sua celebração, incluindo os rituais de fertilidade, é oriunda do culto da deusa babilônica do céu e da terra Ana.


Na Índia, reverencia-se a antiga deusa Anna Purna, "a doadora dos alimentos". Descrita como uma mulher sentada em um trono, alimentando uma criança com uma grande colher, ela era considerada uma deusa protetora da família e homenageada, principalmente, na cidade de Benares.

Festival shintoista de purificação com lírios. Ao amanhecer deste dia, sete mulheres vestidas de branco colhiam lírios, levando-os para os templos e deixando-os nos altares. No dia seguinte, os monges entoavam orações enquanto sete mocinhas dançavam elevando os lírios para o céu. No final da cerimonia passavam pelas ruas das cidades agitando os lírios para purificar os ambientes e afastar as tempestades  que poderiam prejudicar as colheitas.

Festival hindu para o deus Vishnu em sua manifestação de Jagannath Rathra Yatra.

Ritual do Dia:
Combine essas antigas celebrações e prepare uma bebida para atrair a abundância e a boa sorte para a sua vida. Bata no liquidificador leite (vaca, de soja, de coco ou de arroz) com estes sete ingredientes, representando as sete mulheres do ritual: nozes, damascos, coco ralado, maçãs, amêndoas, aveia e mel. Reúna um grupo de amigas e façam um pequeno ritual, queimando incenso de lírio e acendendo sete velas brancas, pedindo a ajuda da deusa Anna Perenna em suas vidas. Compartilhem da bebida e ofereçam um pouco para a Deusa, junto com um pedaço de pão fresco e alguns lírios brancos, perto de um canteiro com flores brancas.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário