21 de jun de 2016

21 DE JUNHO - Celebração do Dia

Solstício de Inverno no Hemisfério Sul, marcando a entrada do Sol no signo de Câncer. Os povos celtas comemoravam, neste dia, o Solstício de Verão ou Sabbat Litha, festejando o auge da luz solar com fogueiras, danças e procissões. Reminiscências dessas antigas celebrações são encontradas nas reuniões dos druidas no circulo de pedras sagradas de Stonehenge, na Inglaterra.

"On the Night of Ivan Kupala",
de Boris Olshansky, 1995

Na tradição Wicca, o Solstício de Verão assinala o fim do reinado do Deus do Carvalho, representando a metade clara do ano e o inicio do reinado do Deus do Azevinho, representando a metade escura, que finda no Solstício de Inverno.

Os países eslavos celebravam, neste dia, Kupalo, a deusa do auge do verão, da água, da magia e das ervas. Confeccionava-se uma efígie de mulher com a palha dos campos de trigo. Os casais jovens pulavam sobre as fogueiras levando consigo a efígie de palha e iam depois banhar-se nos rios. No dia seguinte, a mulher de palha era entregue às águas, levando consigo os males das pessoas. Nos Balcãs, a efígie era feita com galhos de bétula e vestida com roupas de mulher. Na Rússia, a deusa chamava-se Kupal'nitsa e seu consorte era Ivan Kupalo.

Segundo as lendas e as crenças antigas, a noite deste dia é ótima para fazer encantamentos para sua vida amorosa, conceber uma criança saudável ou libertar-se dos aborrecimentos, queimando-os na fogueira. O Povo das Fadas torna-se visível para aqueles que tem afinidade com elas. Para isso, esfregue suco de samambaias em suas pálpebras, vá para um bosque e oferte-lhes leite, doces, moedas e objetos brilhantes. Recolha o orvalho na manhã seguinte e guarde-o para seus rituais oraculares.

Nos países bálticos, celebra-se Saule, a deusa do Sol regente da vida, do nascimento à morte. Neste dia, ela era reverenciada pelas mulheres que, ao nascer do Sol, se enfeitavam com guirlandas de flores e entoavam canções, chamadas de "daina" e, ao por-do-sol, fazia, fogueiras.

Ritual do Dia:
Para atrair boas vibrações para sua vida, faça uma guirlanda com hipericão, a verdadeira erva de São João e coloque-a como proteção acima da porta ou jogue-a em cima do telhado.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário