9 de jul de 2016

09 DE JULHO - Celebração do Dia

Athena por Thalia Took
Inicio da "Panathenaea", o festival grego dedicado à deusa Athena. Durante seis dias, promoviam-se competições musicais, concursos de poesias, corridas de cavalos e carruagens, demonstrações de atletismo, boxe, ginástica e danças. Ao contrário de outros festivais esportivos, este tinha um significado religioso. Os ganhadores recebiam ânforas com azeite extraído das oliveiras sagradas e eram coroados com guirlandas de ouro. No final, a multidão seguia em procissão, carregando tochas e oferendas para o templo da deusa Athena, na Acrópoles, colocando novas roupagens nas estátuas da deusa.

Comemoração grega da deusa Rhea, a Mãe das Montanhas. Rhea era uma antiga deusa cretense da Terra, reverenciada com procissões de címbalos, flautas, tambores, tochas acesas e "labrys", as machadinhas de duas laminas, em forma de borboleta, representando a fertilidade da terra.

Ritual do Dia:
Reverencie você também essa antiga deusa, acendendo uma vela verde, tocando um sino e invocando seu poder com a saudação tradicional: "A Terra nos dá seus frutos, por isso eu louvo e agradeço à Mãe Terra".

Celebração do deus grego do vinho e da fertilidade Dionísio.

Festival da lagosta em Nova Scotia, reminiscência das antigas celebrações das Deusas das Águas.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário