12 de jul de 2016

12 DE JULHO - Celebração do Dia

Erzulie por Thalia Took
Comemoração da deusa lunar haitiana Erzulie, regente do amor, da alegria, da beleza, da magia, da cura e da boa sorte. No CaribeErzulie era clamada de "La Siréne", sendo representada alimentando-se de bananas, como uma sereia ou serpente aquática. 

Neste aspecto, ela regia a água salgada e era a amante do deus Agone T'Arroyo. Como regente da água doce, ela era chamada de "A Senhora do Vodu", sendo considerada a esposa do deus Damballah. Em seu aspecto escuro, em vez de propiciar o amor, ela provoca ciúmes, egoismo, discórdias e vingança. Sua equivalente na Africa é a deusa Aziri ou Ezili, regente da água doce, da beleza e do amor, chamada de Oxum na tradição iorubá.

Na Polinésia e na Austrália, celebram-se as deusas do amor e da sexualidade Hapai Hine Moa com danças e oferendas de flores.

Dia consagrado a Dikaiosyne, antiga deusa egípcia da justiça, precursora da deusa Maat.

Adônia, inicio das celebrações dedicadas ao deus Adônis que duravam por mais duas semanas. As mulheres gregas faziam cestas com galhos de mirta e enchiam-nas de sementes, jogando-as depois ao mar, juntamente com seus pedidos de realização afetiva para Afrodite e Adônis.

Celebração tibetana dedicada a Yama, deus budista da morte e senhor do mundo subterrâneo.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário