15 de jul de 2016

15 DE JULHO - Celebração do Dia

Celebração da deusa finlandesa Rauni ou 
Roonika, regente do trovão e esposa do deus do relâmpago. Conhecida também sob outros nomes (Akko, Maan-Eno ou Ravdna), ela se materializava nas sorveiras, sendo que suas frutas vermelhas lhe eram consagradas. 

sorveira ("rowan") é uma árvore mágica, usada em rituais de proteção e defesa e para a confecção de varetas rúnicas e de varinhas mágicas. Segundo a lenda, por meio de uma relação sexual durante seu período menstrual, Rauni criou a sorveira e outras árvores mágicas de flores ou frutos vermelhos. Para homenageá-la, as pessoas lhe ofertavam os melhores pedaços das renas abatidas durante as caçadas.

Nos países eslavos, comemoravam-se a deusa do fogo Oynyena Maria ou "Maria do Fogo", companheira do deus do trovão e Perkune Tete, uma das deusas do relâmpago e do trovão. Segundo a lenda, Perkune Tete recebia a cada noite o Sol, banhando-o e fazendo-o brilhar novamente, devolvendo-o ao céu a cada amanhecer.

Na Grécia, inicio das Olimpíadas e no Egito, celebração do nascimento do deus egípcio Seth, um antigo deus da magia e da morte.

Dia de Chung Yuan, o Festival dos Mortos na China, homenageando Ti Tsang, o senhor do mundo subterrâneo.

*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário