20 de jul de 2016

20 DE JULHO - Celebração do Dia

No JapãoO-Bon, o Festival das Lanternas celebrando os Espíritos Ancestrais. Neste dia, limpavam-se as casas, os túmulos, as lapides e os altares. Sacerdotes e monjas, visitavam as casas e os túmulos, recitando sutras sagrados. Para iluminar o caminho dos espíritos ancestrais de volta para suas casas, onde lhes eram oferecidas fartas ceias, inúmeras lanternas e tochas eram acesas pelos caminhos. No dia seguinte, os espíritos voltavam para o além, acompanhados por pequenos barcos iluminados.

Comemoração de Paraskeva, a deusa eslava do amor e da sexualidade, associada à água, à saúde, à fertilidade e ao casamento. Devido a sua popularidade, ela foi adotada pela Igreja Cristã e transformada em santa.

Na Polônia celebrava-se, neste dia, Dodola, a deusa da chuva.

Na Lituânia, as antigas deusas do amor Prende Vakarine, eram invocadas durante o Vainikinas, o festival anual dos namorados, também chamado "A amarração das guirlandas".

Dia de Santa Margareth da Antioquia, a guardiã das crianças, representada montando um dragão e batendo no chão com seu bastão para atrair as chuvas, gesto ritualístico das sacerdotisas da Deusa.



*informações extraídas do livro “O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.  http://www.teiadethea.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário